Profa. Dra. Andréa Abrahão Costa

Pesquisadora Andrea Mutamba

Andréa Abrahão Costa é Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018), com período sanduíche (bolsista CAPES) na Université Paris X - Nanterre (2017). Graduada em Ciências Sociais (com ênfase em Sociologia) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1992), graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), pós-graduada em Sociologia pela UNICAMP (nível de especialização) e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004).

PROJETOS DE PESQUISA

Diagnóstico sobre a implementação de políticas públicas e inovação tecnológica nas instituições judiciárias do município de Goiás: desafios e possibilidade de implantação de um observatório vilaboense

Realizar um diagnóstico no Município de Goiás com o objetivo de verificar qual o espectro das probabilidades de se criar um observatório para análise e monitoramento das políticas públicas relativas à inovação tecnológica nas instituições judiciárias da região vilaboense. A criação de um observatório local tem o condão de democratizar a participação da sociedade civil em mecanismos de accountability. Neste contexto, o controle social da administração pública e, neste caso, da administração judiciária, responde à demanda por transparência nas atividades estatais e fomenta a disseminação das informações públicas. Assim, o observatório vilaboense viria a contribuir com a sociedade local e com a gestão da Justiça no município com vistas a identificar os processos básicos e o desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis às instituições judiciárias. No entanto, para que isto seja possível, necessário se faz verificar quais são as reais possibilidades de implantação de um observatório local e qual a melhor metodologia a ser empregada. O diagnóstico prévio envolve ações de coleta de dados que possibilitem entender não somente as peculiaridades locais, mas também compreender quais são os atores envolvidos na implementação de políticas públicas de inovação tecnológica, bem como o contexto histórico, político, econômico, jurídico e social do acesso à informação nas instituições judiciárias.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Andréa Abrahão Costa - Coordenador / Maria Carolina Carvalho Mota - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Bolsa.

Recicla Goiás - Subsídios científicos para a elaboração e implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Cidade de Goiás, GO

Implementação da Cooperativa de Catadores de lixo reciclável na cidade de Goiás e desafios e possibilidades da efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Andréa Abrahão Costa - Integrante / Jaqueline Talga - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Outra.

Mulheres Coralinas: um estudo de caso sobre o empreendedorismo social na cidade de Goiás-GO

A lógica produtiva que praticamos leva ao surgimento de desigualdades econômicas e exclusões sociais de parte da população, que não consegue se inserir no mundo do trabalho ou nele se inserem de modo bastante precário. Devido às diversas funções desempenhadas pelo Estado, muitas vezes essa população tampouco consegue ser atendida por políticas públicas que realmente transformem sua realidade. O empreendedorismo social surge nesse contexto e procura dar uma resposta tanto à carência econômica quanto aos problemas sociais de parte da população desassistida pelo Estado e pelas empresas privadas. Por meio deste Estudo de Caso, objetiva-se analisar a Associação Mulheres Coralinas, com sede na cidade de Goiás-GO, a partir do constructo do Empreendedorismo Social. Sabe-se que o empreendedorismo social é marcado: pela geração de renda própria, a partir da autonomia na gestão do empreendimento; pelo desenvolvimento do espaço público e empoderamento da população, tendo em vista a abertura ao diálogo e à participação da população; pela qualidade de vida, no que se refere à melhoria dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais da população; pelas práticas sociais empreendedoras, devido ao estímulo à proatividade da população na busca e conquista de melhores condições de vida; pelas atividades social, cultural, econômica, ambiental e financeiramente sustentáveis, tendo em vista o desenvolvimento de empreendimentos que sejam duradouros e equilibrados entre os diversos participantes..

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Andréa Abrahão Costa - Integrante / Rodrigo Bombonati de Souza Moraes - Coordenador / Christianne Viana Ferreira Paiva Gonzaga - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Bolsa.