Seminários Externos

Junho de 2020

Título: A margem do sujeito: ferramentas teóricas para pensar a sobrevivência e a política em espaços periféricos.

Palestrante: Dr. Pedro Meira Monteiro
Participação: Profa. Dra. Sandra Mara
Mini-currículo: Mestre em Sociologia (UNICAMP), Doutor em Teoria e História Literária (UNICAMP) Professor titular de literatura e cultura brasileira na Princeton University. Diretor do Departamento de Espanhol e Português, é filiado ao Programa de Estudos Latino-americanos e ao Brazil LAB-PIIRS. É colaborador de revistas como piauí e serrote, e autor, entre outros, de Signo e desterro: Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil (Hucitec, 2015) e Conta-gotas: máximas e reflexões (E-galáxia, 2016). Em 2020 vai lançar pela editora Relicário A queda do aventureiro: aventura, cordialidade e os novos tempos em Raízes do Brasil (segunda edição, revista e ampliada) e Nós somos muitas: ensaios sobre crise, cultura e esperança, em parceria com Rogério Barbosa, Flora Thomson-DeVeaux e Arto Lindsay.

Organizadora: Profa. Dra. Andréa Abrahão Costa
Data: 16/06/2020 - 3ª feira
Horário: 15:00 hs

Agosto de 2020

Título: Considerações sobre a hipermilitarização da segurança pública

Palestrante: Dr. Marcelo Bordin
Mini currículo: Geógrafo, Cientista Político, Mestre em Geografia e Doutor em Sociologia (UFPR). Pesquisador do CESPDH (UFPR) e do Grupo de Pesquisa em Segurança, Violência e Justiça (SEVIJU - UFABC).

Organizadora: Profa. Dra. Maria Izabel Machado
Data: 26/08/2020 – 4ª feira
Horário: 17:00 hs

Setembro de 2020

Título: Educação Profissional Tecnológica

Palestrante: Dr. Luciano Marcos Curi
Mini currículo: Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá (1997), atual Uniaraxá, especialização em Teoria e Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e em História do Brasil República pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestrado em História Social também pela UFU (2002). Doutor em História das Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Possui experiência na docência em História no Ensino Fundamental, Ensino Médio (História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Economia), Ensino Superior e Pós-graduação lato sensu e stricto sensu . Já lecionou vários cursos de extensão universitária. Tem experiência na pesquisa em História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história das doenças, hanseníase, lepra, história local e saúde pública. Desenvolve pesquisas na área da Educação, Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino. Atua no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET) do IFTM-Câmpus Uberaba e no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica ofertado em Rede Nacinal (PROFEPT).

Organizador: Me. Paulo Henrique Santana de Oliveira (paulooliveira@ufg.br)

Data: 24/09/2020 – 5ª feira
Horário: 17:00 hs